Site Network: Home | Blogcrowds | Gecko and Fly | About

Quarta-feita é dia de tomar açai

Existem dois grupos de apreciadores açai. Um que acha que ele é um suco, ledo engano, e outro que acha que ele é um alimento. Eu me incluo no segundo grupo. O primeiro grupo, geralmente é formado por turistas, artistas e até mesmo amapaenses mais novos, com pouco menos de 25 anos. Esse grupo é mais comum de se vê também em novelas globais misturando granola, ameixas e outras coisas doces ao 'prato'. O segundo grupo é formado por nativos, residentes locais e principalmente por amapaenses e paraenses com mais de 25 anos de idade, encontrados às pencas por aqui. O primeiro é mais elite, quando pouco, dispensa as frutas mas não o açucar. faz do prato uma espécie de suco. O segundo é mais índio, não dispensa a farinha de mandioca, aquela torrada, e ao para acompanhar. De carne cozida, charque assado até o velho e tradicional camarão no bafo, isso quando não tem o peixe frito. Um tambaqui 'ticado' e depois assado é o campeão.

Poucos sabem, mas do jeito que o açai é consumido pelo pessoal do segundo grupo, tomar ele todo dia é quebrar a balança na certa. E eu, fazendo parte desse grupo, escolhi o dia de quarta-feira para tomar o meu delicioso prato. Já foi na segunda, mas por questões 'estratégica' de quem vem de um final de semana sem muito 'descanso', em casa, foi oficilizado na quarta. Me disseram que as vezes, quando não almoço em casa, o pessoal quebra o ritual e consume o produtos nos outros dias também.

Bom apetite a todos.

2 Comments:

  1. Anônimo said...
    Gil,
    Eu estou nos dois grupos, tomo na forma convencional com farinha acompanhado de camarão, charque..., e como suco, com frutas, cereais... Pra mim, não importa a forma, o importante é tomar açaí. Do preferência pra tomar sábado, ou em um feriado, pois geralmente passo do limite na quantidade, daí é só dormir. Isso não dá pra fazer na quarta.

    Parabéns pela iniciativa do blog.
    Um forte abraço.
    Anônimo said...
    Oi Gilberto,
    Estou no primeiro grupo. Confesso que a princípio achei meio estranho o gosto. Mas logo em seguida, adorei. O que me impressionou: como o tal do açaí é forte, não?
    Fiquei com aquela sensação - por horas - de que não precisava comer mais nada.
    Memorável a experiência.

    Parabéns pelo blog.

    estou ansiosa para "ver" as coisas daí de Macapá;

Post a Comment